Os intervalos no cavaquinho - aula 6 (guia do iniciante)

Vamos falar agora sobre os intervalos musicais e as relações das notas com a sua escala no cavaquinho.

Agora que já aprendemos como formar uma escala maior,se você ainda não aprendeu assista a aula anterior, vamos aprender as relações das notas de uma escala. Vamos imaginar que a minha escala seja Sol maior. Cada nota encontrada na escala terá uma relação de dependência com a primeira nota da escala, no caso sol. Por isso a nota sol será chamada de tônica ou fundamental.

Nós teremos dois tipos de intervalos os simples e os compostos.

Os intervalos simples serão os intervalos que vão até a sétima maior.

Os intervalos compostos serão os que vão da oitava em diante.

Mas e se surgirem notas estranhas a escala, qual será o nome do intervalo?

Todas as notas terão ainda uma relação com a escala e as notas que não pertencerem a escala serão chamados de intervalos menores ou aumentados, dependendo da situação.

Agora vamos colocar em prática os intervalos musicais.

Vamos tocar no instrumento a escala maior e localizar os intervalos.

Novamente devo localizar a primeira nota, se quero o intervalo de terça maior, toco a escala maior e localizo a terça maior, depois basta tocar os dois intervalos ao mesmo tempo.

Se quero um intervalo de terça menor, basta localizar a terça maior da escala e voltar uma nota pra trás.

Mas e se a minha escala é menor, os nomes dos intervalos serão os mesmos? Não. A relação de intervalos é baseada em uma escala maior, por isso antes de tudo você tem que ter vem claro na cabeça a escala maior.

Veja que os intervalos tiveram nomes diferentes, por exemplo, a terça na escala menor é uma terça menor, pois a terça sempre será maior na escala maior.

Tocando no instrumento a escala de Gm e os seus intervalos teremos:

Na próxima aula o assunto será a formação de acordes no braço do instrumento. Gostou quer aprender mais venha fazer os nossos cursos online, você vai gostar.