Campo harmônico maior no cavaquinho - Aula 9 (Guia do Iniciante)

Nessa aula vamos aprender como formar o campo harmônico e pra que serve.

Como já vimos em outras aulas tudo o que é formado tem uma relação direta com a escala, o campo harmônico não é diferente.

Para formarmos um campo harmônico maior, precisamos primeiramente montar a escala maior, tendo as notas da escala aplicamos a seguinte fórmula:

I IIm IIIm IV V7 VIm VIIº

Pegamos as notas da escala e aplicamos a fórmula, no caso da escala de sol os acordes serão:

G Am Bm C D7 Em F#º

Aqui usamos apenas acordes de tríades, acordes de 3 notas.

Mas o ideal é aprendermos o campo harmônico com acordes de tétrades, acordes com 4 ou mais notas, nesse caso a fórmula é a mesma apenas acrescentamos algumas notas aos acordes e a fórmula ficaria:

IM IIm7 IIIm7 IVM V7 VIm7 VIIm7(b5)

Na escala de sol os acordes seriam:

G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)

Mas para que serve um campo harmônico maior afinal?

O campo harmônico nos mostra quais os acordes tem uma relação com a escala, portanto, com a tonalidade. Numa tonalidade de G o acorde de G pertence à escala e o acorde de Gm não pertence.

Vamos imaginar que eu precise colocar acordes numa música, vou usar como exemplo a música “atirei o pau no gato”

G

Atirei o pau no gato to

Am D7 G

Mas o gato to, não morreu reu reu

C G

Dona Chica ca admirou-se se

Am D7 G

Do berro do berro que o gato deu

Veja que os acordes utilizados foram: G, C, D7, Am.

Todos esses acordes pertencem ao campo harmônico de G. Isso significa que eu tirei a música exatamente como ela é, não exatamente, mas com certeza eu cheguei bem perto por conhecer o campo harmônico.

Na próxima aula vamos falar de campo harmônico menor. Se você já chegou até aqui com certeza já está entendendo cada vez mais as relações dos acordes e escalas. Não seja egoísta compartilhe com os amigos e avise da próxima aula.

Abaixo as nossas vídeo-aulas do Guia do Iniciante de Cavaquinho pra você começar a tocar:

  6. Aula 6
  7. Aula 7
  8. Aula 8
  9. Aula 9
  10. Aula 10

Para assistir as aulas e obter um bom resultado baixe a apostila gratuitamente no link abaixo:

>>>BAIXAR APOSTILA<<<

Que tal obter o curso iniciante completo?