Aprenda a tocar cavaquinho - aula 4 - nome das cordas

cordas do cavacoNesta aula de cavaquinho vamos falar um pouco sobre o nome das cordas do cavquinho na afinação mais usada.

Nome das cordas

O nome das cordas soltas do cavaquinho, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – ré, 2º corda – si, 3º corda – sol, 4º corda – ré.

Leitura tablatura

Para lermos uma tablatura é como se o braço do cavaco estivesse de frente para nós, portanto, tome cuidado nesse caso com a primeira corda, corda mi, ela está em cima.Os números que aparecem na tablatura são as casas.No exemplo abaixo a corda usada é a terceira corda presa na terceira casa.

Afinação 

1º modo:com a ajuda de um diapasão,(instrumento calibrado, de sopro ou percussivo) ou outro instrumento qualquer, iguale o som das cordas do cavaco. O nome das cordas você já sabe. 

 2º modo:comece pela quarta corda; aumente a tensão da corda até determinada altura de modo a considerar que estará afinada.

Pressione agora na mesma corda a casa de numero cinco e terá o som da corda sol; tente igualar o som. Na terceira corda já afinada pressione a quarta casa obtendo a nota si tente novamente igualar som e,por ultimo, na corda si, pressione a terceira casa obtendo a nota ré e proceda da mesma maneira tentando igualar o som.

OBS: Geralmente as cordas afrouxam um pouco, por isso confira a afinação e se necessário repita os passos acima. No caso de um afinador eletrônico, de ponteiro ou luminoso, não há dificuldades uma vez que só nos cabe aumentar ou diminuir a tensão das cordas.

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Próxima Aula: Leitura de tablatura

Telefone: (011) 99724-5434 (whats app) Horário: 9:00 ás 18:00 hs