Escala maior no cavaquinho - Aula 2

Observe que na prática toda a escala maior tem uma escala menor relativa, e que possui as mesmas notas da escala maior.

Vejamos a escala de D:

Ré T   Mi   T   Fá# 1/2T   Sol T   Lá T   Si T   Dó# 1/2T Ré

Agora vamos comprar com a escala de Bm:

Si T   Dó# 1/2T Ré T   Mi   T   Fá# 1/2T   Sol T   Lá T Si

Observe que temos as mesmas notas, a única diferença é que na escala de D, a nota principal é a nota D. E na escala de Bm a nota principal é a nota B.

Por isso não falamos que a escala de D e Bm são iguais, mas relativas, pois em música a ordem dos fatores altera o produto.

Para encontramos a relativa menor de uma escala maior basta voltarmos 3 notas, por exemplo:

A relativa de D, voltando 3 notas será Bm.

Para encontramos a relativa maior de uma escala menor basta subirmos 3 notas, por exemplo:

A relativa de Bm, subindo 3 notas será D.

Mas se ambas as escalas têm as mesmas notas, o que definirá se é D ou Bm?

A harmonia, ou seja, Se o acorde principal for D, a escala será D. Se o acorde principal for Bm a escala será Bm.

Vamos agora aprender os desenhos da escala de D ou Bm.

solo

solo

solo

solo

solo

Agora que já temos memorizados os desenhos da escala de D, precisamos entender como transpor esses desenhos para outras tonalidades.

Vamos usar como exemplo a tonalidade de G.

Como eu encontro a escala de G no braço do cavaquinho?

Simples, monte o acorde de G, como no exemplo abaixo:

solo

Observe que esse acorde é o mesmo do desenho 4 da escala de D, portanto, basta usar a mesma digitação utilizada no desenho 4 e teremos a escala de G.

No link abaixo nossas aulas de cavaquinho solo pra você dar os seus primeiros passos no solado do cavaco.
Leia Mais

Últimos Artigos