Aula 5 - Posicionamento da mão para solo de cavaquinho

Nesta aula da apostila de cavaquinho para iniciante vamos falar sobre o posicionamento dos dedos da mão esquerda durante um solo e aprender a tocar o solo da música Parabéns pra você.

Posicionamento dos dedos da mão esquerda

 Para se ter um posicionamento correto para a mão esquerda, observe a figura abaixo:

17

O dedo 1 (conforme quadrado branco na figura acima) está prendendo a quarta corda na terceira casa, isto implica que;  para qualquer corda presa na quarta casa deveremos usar o dedo 2; para qualquer corda presa na quinta casa usaremos o dedo 3; para qualquer corda presa na sexta casa usaremos o dedo 4.

Agora  observe abaixo a digitação correta

18

A digitação não possui uma regra fixa, mas a sugestão acima é uma boa maneira de se pensar qual o dedo correto a ser usado.

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Parabéns pra você

19

cavaco cartoonDicas do professor

1-    Observe se você está segurando a palheta de maneira correta..

2-    Evite deixar os dedos, da mão esquerda, que não estão sendo usados, levantados.Deixe-os próximos do braço.

3-    Devemos tocar o solo com palhetada alternada.

4-    Tome cuidado com o posicionamento dos dedos da mão esquerda.

5-    As cifras que estão acima da tablatura, são acordes que têm a função de acompanhamento, mas ainda não foram aprendidos, portanto no momento ainda não precisam ser executados.

6-    A fração que aparece no início da tablatura, deve ser desconsiderada, pois o seu significado será aprendido mais tarde.

7-    A sua vontade ao tocar esse solo, é de tocá-lo na velocidade original.Mas se você não respeitar o uso da palhetada alternada e o posicionamento dos dedos, você terá problemas sérios de velocidade no futuro.

Olá galera abaixo o link para todas as 13 aulas de cavaquinho iniciante.

Clique Aqui