Aula 4 - Músicas para cavaquinho

Nesta aula da apostila vamos falar um pouco sobre a divisão rítmica e como utilizar o quadro de batidas, além de aprendermos algumas músicas.

 Batidas para cavaco

Neste módulo nós vamos trabalhar apenas com batidas básicas.

Pra tocarmos uma batida devemos ter em mente o conceito  básico de divisão.A maioria dos sambas, está dividida em dois tempos iguais,  ou seja contamos até dois e depois recomeçamos a contagem.Veja a figura abaixo:

9

Exercício 1 - Vamos fazer a contagem acima batendo o pé. Os quadrados brancos indicam o momento em que o pé bate no chão, e os quadrados  cinzas quando o pé se levanta.

As setas indicam o sentido da batida.   Seta para baixo,  batida para baixo.  Seta para cima, batida para cima. O “v” indica que devemos tocar  somente a 4ª corda, e o “X” indica que devemos abafar o som da corda, desapertando-as.

Setas brancas ou cinzas significam que a batida deve ser  feita  com a corda abafada.

11

A mão direita segura a palheta entre os dedos do polegar e  indicador, formando uma pinça, como na figura ao lado.

10

Exercício 2 - Agora vamos montar o acorde de D (ré maior),  e tocar a figura abaixo:

12

Batida 1 -

13

Importante :Todos os acordes podem ser consultados no  dicionário de acordes que está no fim do método.

Seqüência 1 – Esta seqüência tem os mesmos acordes  da música : “Cada macaco no seu galho”.

D  /  Em   A7 /

Os acordes de Em e A7 estão no mesmo compasso, portanto toque conforme a figura abaixo.

14

Seqüência 2 Esta seqüência tem os mesmos acordes da música: “O mar serenou”, interpretada por Clara Nunes.

Batida 1 -

D  /  B7 /  Em /  Em / A7 / A7 / D / A7 /

Seqüência 3 – Esta seqüência tem os mesmos acordes da música: “Faixa amarela”, interpretada por Zeca Pagodinho.

Batida 2 -

15

D /  B7 /  Em  /  Em  /  A7 / A7 / D / A7/

A batida acima tem duração de 2 compassos, portanto para os acordes que tem duração de 1 compasso, como os dois primeiros, toque conforme abaixo.

16

cavaco cartoonDicas do professor

1ª - A mão esquerda deve segurar o braço do cavaquinho entre o polegar e o indicador, bem na junta dos dois dedos.

2ª - Para se montar um acorde devemos sempre colocar o dedo 1 antes dos demais.

3ª - Para os acordes de: D e B7, a palma da mão esquerda se aproxima do braço do cavaco; Para os acordes de: Em e A7, a palma da mão se distancia.

4ª - As batidas aprendidas não são as batidas originais das músicas, mas batidas ótimas para iniciantes.

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Olá galera abaixo o link para todas as 13 aulas de cavaquinho iniciante.

Clique Aqui