Aula 2 - Localização das notas do cavaco

Nesta aula da apostila de cavaquinho vamos falar um pouco sobre as cordas, a afinação, a localização das notas do cavaquinho e alguns exercícios.

Nome das cordas

O nome das cordas soltas do cavaquinho, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – ré, 2º corda – si, 3º corda – sol,       4º corda – ré.

46

Leitura tablatura

Para lermos uma tablatura é como se o braço do cavaco estivesse de frente para nós, portanto, tome cuidado nesse caso com a primeira corda, corda mi, ela  está em cima.Os números que aparecem na tablatura são as casas.No exemplo abaixo a corda usada é a terceira corda presa na terceira casa.

Afinação

1º modo:com a ajuda de um diapasão,(instrumento calibrado, de sopro ou percussivo) ou outro instrumento qualquer, iguale o som das cordas do cavaco. O nome das cordas você já sabe.

2º modo:comece pela quarta corda; aumente a tensão da corda até determinada altura de modo a considerar que estará afinada.Pressione agora na mesma corda a casa de numero cinco e terá o som da corda sol; tente igualar o som. Na terceira corda já afinada pressione a quarta casa obtendo a nota si tente novamente igualar som e,por ultimo, na corda si, pressione a terceira casa obtendo a nota ré e proceda da mesma maneira tentando igualar o som.

OBS: Geralmente as cordas afrouxam um pouco, por isso confira a afinação e se necessário repita os passos acima. No caso de um afinador eletrônico, de ponteiro ou luminoso, não há dificuldades uma vez que só nos cabe aumentar ou diminuir a tensão das cordas.

Sustenido e bemol

As notas musicais que conhecemos desde criança são :

Dó , Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Entre essas notas existem outras que chamamos de sustenido ou bemol.

O sustenido é representado pelo símbolo  “#”.O bemol por “b”.

Teoricamente o sustenido é diferente do bemol, mas na prática, são formas diferentes de representar a mesma nota.Ex.: Dó# = Réb

Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de Dó.

Dó , Dó#  ou Réb , Ré , Ré# ou Mib, Mi ,Fá ,Fá# ou Solb , Sol ,Sol# ou Láb ,Lá ,Lá# ou Sib ,Si.

Localização  das notas no instrumento

2

As notas indicadas são A= lá , B= si, C= dó, D= ré, E= mi, F= fá, G= sol

Exercício

3

Exercícios para palhetada alternada

Todos os exercícios a seguir devem ser feitos com palhetadas alternadas, ou seja uma para cima outra para baixo.Faça os exercícios lentamente e aumente a velocidade gradativamente.

Ex. 1 – Duas notas por corda.

4

Ex.2- Três notas por corda.

5

Ex. 3 – Quatro notas por corda.

6

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Olá galera abaixo o link para todas as 13 aulas de cavaquinho iniciante.

Clique Aqui

Telefone: (011) 99724-5434 (whats app) Horário: 9:00 ás 18:00 hs