Curso de Cavaquinho Completo Aprenda Cavaquinho sem sair de casa, no horário que desejar. Comece Agora

Ebook Grátis Cavaquinho Para você dar os seus primeiros passos no cavaco. Baixar Agora

Aula 1 - Sobre o Cavaquinho

Nesta aula da apostila de cavaquinho vamos aprender um pouco sobre a anatomia do cavaquinho.

  1. Funções
  2. A escolha do instrumento
  3. Posição das mãos
  4. Leitura de Cifras

1- Funções

Antes mesmo de colocar as mãos no cavaquinho, é importante saber qual sua função num meio musical. 
Pois bem, como um instrumento de base (acompanhamento) ou solo, o cavaco sempre está  acompanhado pelos violões, banjos,bandolins e companhia limitada.
Nas bases, tem função de dar pegada e um certo preenchimento, um temperinho a mais. Nos solos e chorinhos dita a melodia esbanjando técnica e sendo acompanhados pelos demais,de modo que as formas de se ''interpretar'' uma peça diferencia cada musico. 

Apresentação

anatomia

1-caixa acústica

2-tampo
3-casa
4-cavalete
5-boca
6-tarraxas
7-braço

As cordas estão dispostas desta maneira: 
4º ------ Re 
3º------- Sol 
2º------- Si 
1º------- Re 

São contadas de baixo pra cima, assim como os outros instrumentos de corda, deixando o cavaco afinado em sol maior. Veremos o porque quando estudarmos a formação dos acordes. 

Observações: 
Você que é canhoto, para utilizar esse método e entender melhor suas figuras e posições, troque a mão direita pela esquerda e inverta a ordem das cordas assim: a primeira no lugar da Quarta, a segunda no lugar da terceira e assim por diante.

2- A Escolha do instrumento

-do instrumento: é importante não se prender à sua beleza.

Dê mais ênfase ao estado de conservação vendo se não há rachaduras ou se está empenado. 
As melhores madeiras pra cavaco são jacarandá e faia para o corpo, ébano para escala (braço) e o pinho, para o tampo. 
Evite instrumento com muita tinta; prefira os levemente envernizados. Palhetas: as mais comuns são as de numero 50 independente da marca e material.

-das cordas: os encordoamentos pra cavaco, embora tenha uma certa    variedade de marcas e modelos, ainda não correspondem as expectativas : os que duram mais não tem som e os que têm som duram pouco.

Obs: a questão de escolha do instrumento é completamente pessoal, por isso pesquise e veja dentro de sua realidade qual se encaixa melhor com você.

3- Sobre a posição das mãos

Na mão esquerda usamos o polegar como apoio. Os dedos que pressionam as cordas são: 
Dedo1:INDICADOR 
Dedo2:ANULAR 
Dedo3:MEDIO 
Dedo4:MINDINHO

Na mão direita segura-se a palheta com os dedos polegar e indicador.

OBS: evite encostar a palma da mão esquerda no braço do cavaquinho; do contrario terá dificuldades na movimentação, não tendo noção dos espaços percorridos.

4- Leitura de cifras

Para começarmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes.

As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó   Ré   Mi   Fá   Sol   Lá   Si

Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,começando pela letra A que corresponde a nota Lá.

A=lá ;  B=si  ;  C=dó  ;  D=ré  ;  E=mi  ;  F=fá  ;  G=sol

Portanto:

A = Lá maior                   a letra “A” corresponde a nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

Am = Lá menor                 a letra “A” corresponde a nota Lá, e a letra “m” significa que o      acorde é menor .

A7=Lá com sétima            a letra “A” corresponde a nota Lá, e  o  nº 7  que o  acorde é  com sétima.

Exercícios

Descubra o nome dos acordes:

a)    D7 – Ré com sétima

b)    C –

c)    Em -

d)    F –

e)    A7 -

f)     G4 –

5 - Abaixo o Video Dessa Matéria:

Olá galera abaixo o link para todas as 13 aulas de cavaquinho iniciante.

Clique Aqui