Aula 1 - Sobre o Cavaquinho

Nesta aula da apostila de cavaquinho vamos aprender um pouco sobre a anatomia do cavaquinho.

  1. Funções
  2. A escolha do instrumento
  3. Posição das mãos
  4. Leitura de Cifras

1- Funções

Antes mesmo de colocar as mãos no cavaquinho, é importante saber qual sua função num meio musical. 
Pois bem, como um instrumento de base (acompanhamento) ou solo, o cavaco sempre está  acompanhado pelos violões, banjos,bandolins e companhia limitada.
Nas bases, tem função de dar pegada e um certo preenchimento, um temperinho a mais. Nos solos e chorinhos dita a melodia esbanjando técnica e sendo acompanhados pelos demais,de modo que as formas de se ''interpretar'' uma peça diferencia cada musico. 

Apresentação

anatomia

1-caixa acústica

2-tampo
3-casa
4-cavalete
5-boca
6-tarraxas
7-braço

As cordas estão dispostas desta maneira: 
4º ------ Re 
3º------- Sol 
2º------- Si 
1º------- Re 

São contadas de baixo pra cima, assim como os outros instrumentos de corda, deixando o cavaco afinado em sol maior. Veremos o porque quando estudarmos a formação dos acordes. 

Observações: 
Você que é canhoto, para utilizar esse método e entender melhor suas figuras e posições, troque a mão direita pela esquerda e inverta a ordem das cordas assim: a primeira no lugar da Quarta, a segunda no lugar da terceira e assim por diante.

2- A Escolha do instrumento

-do instrumento: é importante não se prender à sua beleza.

Dê mais ênfase ao estado de conservação vendo se não há rachaduras ou se está empenado. 
As melhores madeiras pra cavaco são jacarandá e faia para o corpo, ébano para escala (braço) e o pinho, para o tampo. 
Evite instrumento com muita tinta; prefira os levemente envernizados. Palhetas: as mais comuns são as de numero 50 independente da marca e material.

-das cordas: os encordoamentos pra cavaco, embora tenha uma certa    variedade de marcas e modelos, ainda não correspondem as expectativas : os que duram mais não tem som e os que têm som duram pouco.

Obs: a questão de escolha do instrumento é completamente pessoal, por isso pesquise e veja dentro de sua realidade qual se encaixa melhor com você.

3- Sobre a posição das mãos

Na mão esquerda usamos o polegar como apoio. Os dedos que pressionam as cordas são: 
Dedo1:INDICADOR 
Dedo2:ANULAR 
Dedo3:MEDIO 
Dedo4:MINDINHO

Na mão direita segura-se a palheta com os dedos polegar e indicador.

OBS: evite encostar a palma da mão esquerda no braço do cavaquinho; do contrario terá dificuldades na movimentação, não tendo noção dos espaços percorridos.

4- Leitura de cifras

Para começarmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes.

As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó   Ré   Mi   Fá   Sol   Lá   Si

Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,começando pela letra A que corresponde a nota Lá.

A=lá ;  B=si  ;  C=dó  ;  D=ré  ;  E=mi  ;  F=fá  ;  G=sol

Portanto:

A = Lá maior                   a letra “A” corresponde a nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

Am = Lá menor                 a letra “A” corresponde a nota Lá, e a letra “m” significa que o      acorde é menor .

A7=Lá com sétima            a letra “A” corresponde a nota Lá, e  o  nº 7  que o  acorde é  com sétima.

Exercícios

Descubra o nome dos acordes:

a)    D7 – Ré com sétima

b)    C –

c)    Em -

d)    F –

e)    A7 -

f)     G4 –

5 - Abaixo o Video Dessa Matéria:

Olá galera abaixo o link para todas as 13 aulas de cavaquinho iniciante.

Clique Aqui

Últimos Artigos